Portal da Família

Site para famílias e quem com elas trabalha

AFEP Janeiro 10, 2011

A Associação para a Formação de Pais nasceu por escritura pública, em 22 de Julho de 1993, publicada no Diário da República. Trata-se de uma Organização Não Governamental (ONG), Associação de Utilidade Pública, de âmbito nacional e sem  fins lucrativos, cujo objectivo central é a formação parental.

AFEP foi criada com a finalidade de apoiar a família, primeira comunidade responsável pela educação dos filhos. Esta norteia a sua actividade preferencialmente dirigida a pais de crianças até aos 10 anos na convicção da importância dos primeiros anos na construção da pessoa equilibrada, integrada e criativa. Procuramos apoiar os pais para que, através da criação de um ambiente familiar afectivo, organizado e responsável, as crianças possam crescer felizes.

O que faz a AFEP?

A AFEP desenvolve projectos com destaque para Escolas de Pais, Amigo Grande Amigo Pequeno e Formação de Formadores.

Escolas de Pais:

Nas Escolas de pais, estes são sensibilizados para a importância do seu papel como primeiros e principais responsáveis pela educação dos filhos, sendo-lhes proporcionado diálogo e reflexão sobre as suas competências parentais.

As Escolas de pais têm por finalidade promover e incrementar uma relação afectiva e efectiva entre pais e filhos!


Amigo Grande Amigo Pequeno:


Para os filhos foi desenvolvido o projecto, Amigo Grande Amigo Pequeno destinado a dar   oportunidade a jovens de acompanhar crianças com dificuldades de aprendizagem por motivos de ordem afectiva.

O projecto Amigo Grande ajuda a criança a ultrapassar dificuldades e a recuperar a sua auto-estima.

No âmbito deste projecto jovens, dos 18 aos 26 anos, comprometem-se durante um ano a encontrar-se semanalmente com uma criança, sinalizada pela escola que frequenta e com ela estabelecem uma relação de amizade e ajuda.
Os jovens estão integrados em grupos, coordenados por técnicos e recebem formação periódica sobre o desenvolvimento afectivo e psicológico da criança, a importância da relação, e tipos de apoio a dar ao seu Amigo Pequeno. Face aos problemas detectados reflectem também sobre a sua futura missão parental.

Contactos:

Av. Almirante Reis nº 4, 5º Dto
1150-017 Lisboa
Tel: 21 886 32 12
Fax: 21 886 36 47
mailto: afep@sapo.pt

site: www.afep.com.pt

 

1 Responses to “AFEP”

  1. Leonor Cardeira Says:

    Excelente ideia para partilha e transmissão de valores.
    Dadas as inúmeras solicitações da vida atual, quer familiares, profissionais ou outras, talvés a periodicidade pudesse ser um pouco mais alargada. Parabéns pela iniciativa.
    Leonor Cardeira


Deixe um comentário